
Veterano retorna à MLB para sua 21ª temporada
O Kansas City Royals confirmou que Rich Hill, arremessador canhoto de 45 anos, será chamado das ligas menores para começar o jogo desta terça-feira contra o Chicago Cubs. Com essa partida, Hill chega à sua 21ª temporada nas Grandes Ligas, reforçando sua trajetória como um dos jogadores mais longevos do beisebol atual.
Recordes e marcas históricas na carreira
De acordo com dados da ESPN, ao subir no montinho, Hill igualará Edwin Jackson como o jogador que mais defendeu franquias diferentes na história da MLB: serão 14 no total. Além disso, ele será o primeiro arremessador com 45 anos ou mais a atuar em uma partida desde Bartolo Colón, em 2018.
Hill estava atuando pelo Triple-A Omaha, para onde foi após ser incluído em uma troca na última offseason. Em nove jogos pelo Omaha, Hill acumulou quatro vitórias, quatro derrotas e uma média de corridas merecidas (ERA) de 5.36.
A confirmação da escalação partiu do técnico Matt Quatraro, logo após a vitória dos Royals por 12 a 4 sobre os Cubs, na noite de segunda-feira, em Wrigley Field.
Longevidade e experiência em grandes momentos
Na temporada passada, Hill disputou quatro partidas pelo Boston Red Sox. Agora, ao assumir o montinho nesta terça, ele se tornará o jogador mais velho em atividade na liga.
Com vasta experiência em playoffs, Hill somou 11 jogos como titular em pós-temporada pelos Dodgers, incluindo duas participações em finais de World Series, em 2017 e 2018. Em 2018, terminou a temporada regular com 11 vitórias e cinco derrotas.
Ao longo de sua carreira na MLB, Hill acumula 90 vitórias, 74 derrotas, ERA de 4.01 em 386 partidas, além de 1.409 entradas lançadas e 1.428 strikeouts.
Retorno às origens e presença marcante
Rich Hill permanece como referência no beisebol há mais de duas décadas, e mostra que ainda não pensa em aposentadoria. Ele está de volta à MLB com os Royals, segundo confirmou a jornalista Anne Rogers, do MLB.com. O duelo de terça-feira, contra os Cubs, marca mais uma volta do veterano ao lendário estádio Wrigley Field, onde fez sua estreia na liga em 2005, após ser draftado pelos próprios Cubs em 2002. Para se ter ideia do tempo de carreira, 39 jogadores que atuaram na MLB em 2025 nasceram após esse Draft.
Na sua estreia, em 15 de junho de 2005, Hill entrou em campo como o segundo reliever após Greg Maddux e enfrentou nomes como Miguel Cabrera e Carlos Delgado. Poucos dias depois, em 25 de julho, fez sua primeira partida como titular, também em Wrigley, contra o San Francisco Giants, lançando por cinco entradas e cedendo duas corridas na vitória dos Cubs.
Desde sua estreia, quase cinco mil jogadores (4.846) debutaram na liga, segundo o Baseball Reference. Agora, Hill será o arremessador mais velho a começar uma partida desde Jamie Moyer, em 2012, quando tinha 49 anos.
Marcas exclusivas e passagem por diversas franquias
Hill será apenas o 18º arremessador na história da MLB a iniciar um jogo com 45 anos ou mais, sendo o sexto a alcançar esse feito no século XXI — ao lado de nomes como Moyer, Roger Clemens, Randy Johnson, Tim Wakefield e Bartolo Colón. Ele também se tornará o jogador mais velho a atuar pelos Royals, superando Gaylord Perry, que tinha 45 anos e 6 dias em 1983.
Além disso, Hill fará parte de um grupo seleto ao jogar em três times diferentes da Divisão Central da Liga Americana (Royals, Guardians e Twins), tendo passado por ao menos uma equipe de cada uma das seis divisões do beisebol americano, incluindo passagens marcantes pelos Mets, Dodgers, Padres, A’s, Angels, Cubs, Pirates, Orioles, Red Sox, Yankees e Rays.